Offline
Nossa Senhora do Socorro será o primeiro município de Sergipe a implantar o Implanon pelo SUS
Por Gilvan Dias
Publicado em 14/08/2025 21:50
Novidades

O município de Nossa Senhora do Socorro será o primeiro do estado a iniciar o processo de implantação do Implanon, um implante subdérmico contraceptivo de longa duração, recém-integrado à oferta do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 14, pela gestão municipal.

Segundo a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, após a qualificação dos profissionais para a realizar a inserção e retirada do dispositivo, as primeiras implantações serão feitas em usuárias dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade, respeitando critérios técnicos e sociais. 

Uma capacitação prática voltada a enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de todo o estado foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com o apoio do Ministério da Saúde (MS). 

O primeiro momento foi teórico e prático com simulação em modelos; o segundo será de treinamento laboratorial; e o terceiro envolverá a aplicação direta em mulheres acompanhadas pelos serviços de saúde do município de Socorro. Com o avanço do curso, a perspectiva é de que o método seja gradualmente disponibilizado em toda a rede municipal e, posteriormente, estadual.

O treinamento faz parte da preparação para a ampliação do uso do Implanon em todo o país, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde. Até 2026, serão distribuídas cerca de 1,8 milhão de unidades do implante em todo o território nacional, sendo 500 mil ainda este ano. 

O Implanon é um pequeno bastonete inserido sob a pele do braço, que libera continuamente o hormônio etonogestrel, inibindo a ovulação. É considerado um dos métodos mais eficazes disponíveis, com taxa de eficácia superior a 99%. A fertilidade retorna logo após a retirada do implante, que pode ser feito em Unidade de Saúde por profissional capacitado.

Comentários